MANIFESTAÇÃO/ATO PÚBLICO DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM  O GRUPO RESISTE E AUDIÊNCIA NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA.

O PRESIDENTE DO SINPOL CAMPINAS APARECIDO LIMA DE CARVALHO (KIKO) PARTICIPOU NA DATA DE ONTEM 18/11/2025 NO LARGO SÃO FRANCISCO EM SÃO PAULO DA MANISFESTAÇÃO DO GRUPO RESISTE QUE APÓS NEGOCIAÇÕES NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA FOI TRANSORMADA EM ATO PÚBLICO.

AS ENTIDADES DE CLASSE DO GRUPO RESISTE COORDENADA PELO DR. ANDRÉ PEREIRA, PRESIDENTE DA ADPESP, FORAM CONVOCADAS PELO COODERNADOR DO GRUPO POR SOLICITAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DR. OSWALDO NICO GONÇALVES E PELO DELEGADO GERAL DE POLICIA DR. ARTHUR JOSE DIAN, PARA REUINÃO NA SSP NO DIA 18/11/2025 AS 11:00HS PARA TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS A LEI ORGÂNICA DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO E DA MANIFESTAÇÃO PREVISTA PARA MESMO DIA AS 14:00HS.

NA REUNIÃO O SECRETÁRIO E O DELEGADO GERAL PROPUSERAM AS ENTIDADES DE CLASSE DO GRUPO RESISTE QUE ESTAVAM PRESENTES NA REUNIÃO NA SECRETARIA QUE TRANSFORMASSEM A MANIFESTAÇÃO EM ATO PÚBLICO E NÃO POLITICO E EM CONTRA PARTIDA AGENDARIAM UMA AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR DE SÃO PAULO TARCISIO DE FREITAS PARA SEGUNDA FEIRA AS 16:00HS NO PALACIO DOS BANDEIRANTES. APÓS BREVE REUNIÃO DOS PRESIDENTES DAS ENTIDADES DE CLASSE DO GRUPO RESISTE PRESENTES NA REUNIÃO DA SSP, DECIDIRAM QUE ACEITARIAM A PROPOSTA PARA SE REUNIR SE COM O GOVERNADOR DE SÃO PAULO NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA 24/11/2025  E QUE ESTA DECISÃO FOI TOMADA PORQUE OS PRESIDENTES DAS ENTIDADES DE CLASSE ENTENDEM QUE A BUSCA DOS NOSSOS OBJETIVOS PARA CATEGORIA SÃO DE MELHORIAS SALARIAIS E RESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS ATRAVES DA NOVA LEI ORGÂNICA DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO E NÃO DE NARRATIVAS.

NA MANIFESTAÇÃO QUE SE TRANSFORMOU EM ATO PÚBLICO APENAS FEZ O USO DA PALAVRA O DR. ANDRÉ PEREIRA COORDENADOR DO GRUPO RESISTE E PRESIDENTE DA ADPESP, CONFORME FOI ACORDADO NA REUNIÃO DA SSP COM O SECRETÁRIO E O DELEGADO GERAL DE POLICIA.

ESTE POSICIONAMENTO DA DECISÃO TOMADA NA SECRETARIA GEROU INCONFORMISMO POR PARTE DE ALGUNS PRESENTES E APLAUSOS DE OUTROS, MAS O NOSSO ENTENDIMENTO É SEMPRE A BUSCA DE OBJETIVOS CONCRETOS QUE VENHAM TRAZER BENEFICIOS PARA A CATEGORIA REPRESENTADA E NÃO DE NARRATIVAS.

NA REUNIÃO SSP FORAM LEVANTADOS VARIOS ASSUNTOS QUE POSSIVELMENTE SERÃO TRATADOS COM O GOVERNADOR DE SÃO PAULO TARCISIO DE FREITAS CONFORME SEGUE ABAIXO;

 

1-PARIDADE E INTEGRALIDADE PARA OS POLICIAIS CIVIS QUE INGRESSARAM NA INSTITUIÇÃO ATÉ O ANO 2019.

2-FLEXIBILIZAÇÃO DAS CLASSE COM CRITERIOS OBJETIVOS PARA QUE TODAS AS CARREIRAS POSSAM ATINGIR A CLASSE ESPECIAL EM ATÉ 20 ANOS DE CARREIRA.

3- AUMENTO SALARIAL PARA TODAS AS CARREIRAS DA POLICIA CIVIL E RECONHECIMENTO DO NIVEL SUPERIOR PARA AS NOVAS CARREIRAS QUE IRÃO COMPOR A NOVA LEI ORGÂNICA EM CONFORMIDADE COM O QUE ESTABELECE A LEI ORGÂNICA NACIONAL (LEI 14.735/2023), UMA VEZ QUE OS VENCIMENTOS ATUAIS NÃO SÃO CODIZENTES COM NIVEL SUPERIOR ATUAL.

 4- RESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS POLICIAIS CIVIS E MODERNIZAÇÃO NOS METODOS DE INVESTIGAÇÃO, INCORPORANDO NOVAS ATRIBUIÇÕES E FERRAMENTAS TECNOLOGICAS PARA BUSCAR MELHORES RESULTADOS COM A DEVIDA EFICIENCIA E EFETIVIDADE PARA MODERNIZAÇÃO DOS METODOS INVESTIGATIVOS DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO, PREPARANDO ATUAL E FUTURA GERAÇÕES DE POLICIAIS CIVIS PARA COMBATER ESTA NOVA MODALIDADE DE CRIME.

CONSIDERAÇÕES DO PRESIDENTE DO SINPOL CAMPINAS 

SALVO MELHOR JUIZO NOSSO ENTENDIMENTO É  DE EXTREMA IMPORTANCIA A REUNIÃO COM O GOVERNADOR DE SÃO PAULO TARCISIO DE FREITAS, QUE É A AUTORIDADE MÁXIMA DO GOVERNO DE SÃO PAULO E QUE PODE DECIDIR ITENS QUE PODEM SER ACRESCENTADOS NO TEXTO DA NOVA LEI ORGÂNICA DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO QUE VÃO FAVORECER DE FORMA DECISIVA OS POLICIAIS CIVIS E O NOSSO ENTENDIMENTO É QUE O CONTATO DIRETO COM O GOVERNADOR, FARA TODA DIFERENÇA PARA NOSSA CATEGORIA REPRESENTADA, NO SENTIDO DE TRAZER MELHORIAS E BENEFICIOS PARA TODAS AS CARREIRAS O QUE DIFICILMENTE TERIAMOS EXITO APENAS  ENCAMINHANDO  SOLICITAÇÕES  ATRAVES DOS ACESSORES DIRETOS DO GOVERNADOR. 

 

 

APARECIDO LIMA DE CARVALHO (KIKO)

PRESIDENTE DO SINPOL CAMPINAS